Backup sem cliente usando SSH, tar e bpipe

O Bacula por ser desenvolvido em C tem alta portabilidade, mas pode ser que o administrador se depare com um sistema operacional ou dispoitivo sem muitos recursos para instalar ou compilar um cliente (ex.: esxi).

Neste caso uma opção é apelar para o serviço mais comum SSH para buscar os dados e fazer um streaming direto para o backup do Bacula, a partir de qualquer outro cliente com o bpipe configurado (para aprender mais sobre o bpipe visite o curso online).

Sshpass (por exemplo: apt-get install sshpass) deve ser instalado na máquina cliente executando bpipe, mas você também pode usar chaves criptográficas para autenticação ssh ao invés de usar senha.

Este é um exemplo simples de um backup de um diretório /etc remoto:

Plugin = "bpipe:/mnt/fifo/etc_hfaria.tar:sshpass -p 'user_passwd' ssh -o StrictHostKeyChecking=no root@192.168.1.48 /bin/tar -c /etc:sshpass -p 'user_passwd' ssh -o StrictHostKeyChecking=no root@192.168.1.48 /bin/tar -C /tmp -xvf -"

Restaurando:

A 4a variável da configuração do bpipe vai restaurar o dado de acordo com o que especifiquei, no caso extraindo diretamente para a máquina dona dos dados (em /tmp). O que aparece para mim restaurar no backup e deve ser marcado é isso:

$ dir
-rwx—— 0 root root -1 2015-11-28 10:19:40 */mnt/fifo/etc_hfaria.tar

Disponível em: pt-brPortuguês

Deixe um comentário