O Bacula Enterprise Edition é atualmente o sistema de backup com recursos mais inovadores e mais amplo suporte de aplicativos e plataformas em todo o mundo.
Veja os recursos lançados mais importantes para a atualização das versões 12.0.x.
Tópicos Principais
- Melhoria do Plug-in de Backup Docker – Suporte a Volumes Externos
- Lançamento do Plug-in de Backup Docker
- Containers de Instalação do Docker para o Bacula-fd (Bacula Client)
- Plug-in de Backup Sybase ASE
- CDP (plug-in de proteção contínua de dados)
- Criptografia TLS Global Nativa Automática
- Suporte ao cliente por trás de NAT com a diretiva Connect To Director (transversamento de firewall)
- Apps Cliente e Console para Android
- Recursos para backup de Cluster Postgres Pro
- Painéis personalizados do console de gerenciamento BWeb
- Melhoria de backup de Clientes com IP/endereço dinâmico
- Suporte do Plugin de backup vSphere para versão ESXi 6.7
Bacula Enterprise 12.0.2
Melhoria do Plug-in de Backup Docker – Suporte a Volumes Externos
O plug-in Bacula Docker agora pode lidar com volumes Docker externos.
O white paper Docker Plugin fornece informações mais detalhadas.
Bacula Enterprise 12.0
Lançamento do Plug-in de Backup Docker
Os contêineres são virtualização de nível de sistema muito leve com menos sobrecarga.
Os contêineres do Docker contam com uma sofisticada abstração de dados no nível do sistema de arquivos com várias imagens somente leitura para criar modelos usados para a inicialização do contêiner.
O plug-in Docker do Bacula Enterprise Edition salvará a imagem completa do contêiner, incluindo todas as camadas somente leitura e graváveis em um único arquivo de imagem.
Não é necessário instalar um daemon de arquivo Bacula em cada contêiner, portanto, cada contêiner pode ser copiado de um repositório de imagem comum.
O Bacula Docker Plugin entrará em contato com o serviço Docker para ler e salvar o conteúdo de qualquer imagem do sistema ou imagem de contêiner usando instantâneos (comportamento padrão) e despejá-los usando a API Docker.
O white paper Docker Plugin fornece informações mais detalhadas.
Containers de Instalação do Docker para o Bacula-fd (Bacula Client)
O pacote Bacula Enterprise File Daemon agora pode ser instalado por meio de uma imagem Docker.
Plug-in de Backup Sybase ASE
O Plugin de backup ASE do Bacula Enterprise Sybase foi projetado para simplificar as operações de backup e restauração de um Sybase Adaptive Server Enterprise. O administrador de backup não precisa saber sobre técnicas de backup do Sybase ASE ou escrever scripts complexos. O plug-in Bacula Enterprise Sybase ASE oferece suporte para recuperação pontual (PITR) com técnicas de backup e restauração da API Sybase Backup Server Archive.
O Bacula Enterprise Plugin é capaz de fazer backups incrementais e diferenciais do banco de dados em nível de bloco. Este plug-in está disponível em plataformas Linux de 32 e 64 bits suportadas por Sybase e suporta Sybase ASE 12.5, 15.5, 15.7 e 16.0.
Consulte o white paper Sybase ASE Plugin para obter mais informações.
CDP (plug-in de proteção contínua de dados)
Proteção Contínua de Dados (CDP), também chamada de backup contínuo ou backup em tempo real, refere-se ao backup dos dados do Cliente salvando automaticamente uma cópia de cada alteração feita nesses dados, essencialmente capturando cada versão dos dados que o usuário salva. Ele permite que o usuário ou administrador restaure os dados a qualquer momento.
Exemplo de CDP
O recurso Bacula Enterprise CDP é composto por dois componentes: Um aplicativo (cdp-client ou tray-monitor) que monitorará um conjunto de diretórios configurados pelo usuário e um plugin Bacula FileDaemon responsável por proteger os dados usando a infraestrutura Bacula.
O aplicativo do usuário (cdp-client ou tray-monitor) é responsável por monitorar arquivos e diretórios. Quando uma modificação é detectada, os novos dados são copiados para um diretório de spool. Em um intervalo regular, um trabalho de backup Bacula entrará em contato com o FileDaemon e salvará todos os arquivos arquivados pelo cliente cdp. Os dados copiados localmente podem ser restaurados a qualquer momento sem uma conexão de rede com o Diretor.
Consulte o capítulo CDP (Continious Data Protection) para obter mais informações.
Criptografia TLS Global Nativa Automática
A partir do Bacula Enterprise 12.0, todos os daemons e consoles agora estão usando TLS automaticamente para todas as comunicações de rede. Não é mais necessário configurar as chaves TLS com antecedência. É possível desligar a criptografia automática TLS PSK usando a diretiva TLS PSK Enable.
Suporte ao cliente por trás de NAT com a diretiva Connect To Director (transversamento de firewall)
Um Cliente agora pode iniciar uma conexão com o Diretor (permanente ou agendada) para permitir que o Diretor se comunique com o Cliente quando uma nova Tarefa for iniciada ou um comando bconsole, como status do cliente ou estimativa, for emitido.
Esta nova opção de configuração de rede é particularmente útil para Clientes que não podem ser acessados diretamente pelo Diretor.
# cat /opt/bacula/etc/bacula-fd.conf Director { Name = bac-dir Password = aigh3wu7oothieb4geeph3noo # Password used to connect # New directives Address = bac-dir.mycompany.com # Director address to connect Connect To Director = yes # FD will call the Director } # cat /opt/bacula/etc/bacula-dir.conf Client { Name = bac-fd Password = aigh3wu7oothieb4geeph3noo # New directive Allow FD Connections = yes }
É possível agendar a conexão do Cliente em determinados períodos do dia:
# cat /opt/bacula/etc/bacula-fd.conf Director { Name = bac-dir Password = aigh3wu7oothieb4geeph3noo # Password used to connect # New directives Address = bac-dir.mycompany.com # Director address to connect Connect To Director = yes # FD will call the Director Schedule = WorkingHours } Schedule { Name = WorkingHours # Connect the Director between 12:00 and 14:00 Connect = MaxConnectTime=2h on mon-fri at 12:00 }
Observe que na versão atual, se o File Daemon for iniciado após as 12h, a próxima conexão com o Diretor ocorrerá às 12h do dia seguinte.
Uma Tarefa pode ser agendada no Diretor por volta das 12:00, e se o Cliente estiver conectado, a Tarefa será executada como se o Cliente estivesse acessível a partir do Diretor.
Apps Cliente e Console para Android
O FileDaemon e o Tray Monitor agora estão disponíveis na plataforma Android.
Recursos para backup de Cluster Postgres Pro
Com o BWeb Management Console 12.0, agora é possível analisar uma configuração de cluster Postgres Pro e ajustar dinamicamente a configuração do Bacula nos seguintes casos:
Máquina virtual adicionada ao cluster
Máquina virtual removida do cluster
Máquina virtual migrada entre nós de cluster
O white paper Postgres Pro fornece mais informações.
Painéis personalizados do console de gerenciamento BWeb
Com o BWeb Management Console 12.0, agora é possível personalizar o tamanho e a posição de todas as caixas exibidas na interface. A página Page Composer pode ser usada para projetar páginas graficamente e criar painéis com uma biblioteca de widgets predefinidos ou com gráficos fornecidos pelo Graphite.
Melhorias Gerais
Melhoria de backup de Clientes com IP/endereço dinâmico
Agora é possível usar um script para determinar o endereço de um cliente quando a opção de DNS dinâmico não for uma solução viável:
Client { Name = my-fd ... Address = "|/opt/bacula/bin/compute-ip my-fd" }
O comando usado para gerar o endereço deve retornar uma única linha com um endereço válido e terminar com o código de saída 0. Um exemplo seria
Address = "|echo 127.0.0.1"
Esta opção pode ser útil em alguns ambientes de cluster complexos.
Suporte do Plugin de backup vSphere para versão ESXi 6.7
O novo Bacula Enterprise vSphere Plugin agora está usando o VDDK 6.7.1 e deve ter um processo de backup mais eficiente com blocos vazios ou não alocados.
Diretriz de controle global AutoPrune
A diretiva Director Autoprune agora pode controlar globalmente o recurso Autoprune. Esta diretiva terá precedência sobre as diretivas Pool ou Client Autoprune.
Director { Name = mydir-dir ... AutoPrune = no # switch off Autoprune globally }
Suporte Linux BMR para UEFI
O Linux BMR versão 2.2.1 agora oferece suporte ao sistema de inicialização UEFI. Observe que é necessário fazer backup do sistema de arquivos relacionado, geralmente montado em / boot / efi e formatado com um sistema de arquivos MS-DOS ou vfat.
Melhorias Plugin MSSQL
O plug-in Bacula Enterprise Microsoft SQL Server (MSSQL) foi aprimorado para lidar com modelos de recuperação de banco de dados com mais precisão. O parâmetro target_backup_recovery_models permite habilitar backups de banco de dados dependendo de seu modelo de recuperação. O simple_recovery_models_incremental_action controla o comportamento do plug-in quando um backup incremental incompatível é solicitado em um banco de dados de modelo de recuperação simples: É possível atualizar para backup completo (padrão), para ignorar o banco de dados e emitir um aviso de trabalho (ignore_with_error) ou para ignorar o banco de dados e emite uma mensagem “pulada” (ignore). Consulte a documentação específica do plugin para obter mais informações.
Melhorias Plugin MySQL
The new MySQL Percona Plugin was optimized and does not require large temporary files anymore.
Disponível em: PortuguêsEnglish (Inglês)Español (Espanhol)