Migração Veeam, Netbackup, Commvault* e Outros para o Bacula

Tanto o EBacula (Enterprise Bacula) e CBacula (Community Bacula) possuem formato de gravação dos backups e catálogo livres. Isso significa que há qualquer momento vocÊ pode facilmente migrar seus backups para outra solução: não há nenhum aprisionamento tecnológico.

O inverso não é verdadeiro! As ferramentas de backup de centro de dados corporativos normalmente possuem formato proprietário de gravação, com o único intuito de manter o cliente dependente da renovação do mesmo software, praticanto altos orçamentos de renovação e tornando qualquer possibilidade de migração mais onerosa.

Ainda assim, algumas estratégias podem ser adotadas para facilitar a migração de outras ferramentas para o Bacula, como segue.

1. Ambiente Mínimo Legado de Restauração (Menor Esforço)

Essa estratégia é a mais cômoda para o administrador de backup. O novo sistema de backup EBacula é instalado e os clientes são migrados paulatinamente para a nova solução, com testes de backup e restore. Depois que todos os clientes de backup são migrados, o sistema de backup antigo é colocado em standby com um acesso mínimo a drives de fita ou discos necessários para a restauração dos backups que ainda estiverem gozando do tempo de retenção.

Após todas as retenções dos backups legados expirarem, pode-se dismobilizar o ambiente antigo.

2. Restauração para Landing Zone e Novo Backup (Maior Esforço)

Cria-se uma área em storage ao menos igual ao maior backup realizado pela ferramenta de backup anterior. Restaura-se o backup para esta área (zona de aterrissagem) e um novo backup é feito com o Bacula. Os atributos do backup original são configurados no Bacula, para que o mesmo tenha as mesmas característica do backup legado.

Dependendo da ferramenta legado original (ex.: Netbackup), dispomos de um exclusivo software de migração Bacula que se contecta com a solução anterior, inicia os trabalhos de restauração para a landing zone, novo backup e realizção da importação dos metadados originais de maneira automática.

Depois da migração e validação dos novos backups, a zona de aterrissagem e sistema antigo de backup podem ser inutilizados.

*Todas as marcas são registradas e de propriedade das respectivas empresas desenvolvedoras.

Disponível em: pt-brPortuguêsesEspañol (Espanhol)

Deixe um comentário